Saúde: ‘Acalmamos o paciente mostrando que o tratamento não é o fim. É o começo’

Compartilhe esta notícia:

Denise Zampieri, enfermeira coordenadora da Oncologia da Unimed Araraquara, revela os pilares do atendimento humanizado promovido pelos profissionais atuantes no setor.

Descobrir um câncer e tratá-lo pode provocar muitos questionamentos e medos nos pacientes. O acolhimento de uma pessoa acometida por um tumor maligno vai muito além do combate à doença: a atenção, o carinho e o cuidado tornam-se essenciais nessa luta em nome da vida.

Atuante na Oncologia da Unimed Araraquara, a enfermeira coordenadora responsável do setor Denise Zampieri (foto) revela que o grande objetivo da equipe multidicisplinar é entender a particularidade de cada paciente para que o mesmo seja tratado da melhor maneira, entendendo suas necessidades e respeitando seus limites. 

“Eles chegam aqui apreensivos, com medo do que vai acontecer. Isso é compreensível. Há um turbilhamento de emoções. Nós estamos aqui para acolher cada um com muito carinho, para que cada um se sinta bem, seguro e confiante nesse novo vínculo criado a partir daquele momento”, analisa.

Ao chegar à Oncologia, é feita uma orientação sobre medicamentos e seus efeitos colaterais, bem como orientações gerais – também direcionadas aos acompanhantes. Essa aproximação entre equipe e familiares é de suma importância, segundo a enfermeira.

“Este é começo e não o fim. Geralmente, as pessoas saem melhores do que entraram. Algumas, durante esse período, chegam aqui sorrindo, brincando e conversando. A gente cria uma família diferente aqui dentro. É normal ouvir: ‘Poxa, é isso? Eu achei que ia ser muito mais difícil. Aqui vocês são alegres, vocês são sorridentes e passam tranqüilidade’. Nós amamos essa profissão e aprendemos a amar cada um que começa uma nova etapa com a gente”, revela.

Sua saúde em primeiro lugar

Com uma moderna estrutura e equipamentos de alta tecnologia, o departamento de Oncologia da Unimed Araraquara conta com uma equipe formada, além de enfermeiros, por médicos, técnicos de enfermagem e farmacêuticos especializados.

Localizado próximo ao Hospital São Paulo para que todos possam utilizar a infraestrutura do mesmo, o espaço físico é exclusivo para esse tratamento, oferecendo mais comodidade e conforto aos pacientes.

Compartilhe esta notícia: